A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), já aplicou 3.757 doses em uma estratégia de vacinação voltada à primeira etapa do MotoGP, que começa em 20 de março. A capital será sede do maior campeonato de motovelocidade do mundo pelos próximos cinco anos e deve receber cerca de 150 mil visitantes em 2026, segundo o Instituto Mauro Borges (IMB).
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, a antecipação das ações busca garantir segurança sanitária para moradores e turistas. A imunização contempla trabalhadores que atuarão diretamente no atendimento ao público durante o evento.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SMS elaborou um cronograma específico para profissionais da hotelaria, transporte privado, comércio, segurança pública, bares e restaurantes. Estão sendo ofertadas vacinas contra hepatite B, dT (dupla adulto), febre amarela e tríplice viral.
As ações já ocorreram em cinco shoppings da capital, em hotéis com mais de 50 funcionários, na Guarda Civil Metropolitana (GCM) e entre entregadores por aplicativo — somente nessa categoria, 288 motociclistas foram imunizados. A diretoria prevê ainda ampliar a campanha para taxistas e trabalhadores dos pit dogs até o fim do mês.
Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica, Flaviane Lemos, apenas nos shoppings foram aplicadas 657 doses no Bougainville, 519 no Flamboyant e 387 no Goiânia Shopping.
Além da vacinação, a SMS prepara protocolos específicos para atendimento de casos mais comuns em eventos de grande porte, como desidratação, intoxicação alimentar e gastroenterites. A rede de urgência e emergência também terá reforço de médicos e enfermeiros para garantir assistência adequada durante o período do evento.
